La Petite Princesse

14 January 2007

Château Royal de Blois

Continuando a historia de ontem, chegamos ao Château de Blois, que foi construido em partes como ja falei e mostrei fotos...

Primeira coisa que eu notei foram as salamandras do François I no predio que foi construido durante o reinado dele... Elas realmente estão em todo lugar por onde o rei passou, são realmente uma marca, um simbolo...










Outra coisa legal do Castelo são as pinturas que retratam periodos da historia francesa muito importantes, como o assassinato do Duque de Guise, resultado de anos de intrigas que começaram antes mesmo da "guerra religiosa", a noite de São Bartolomeu, quando assassinaram milhares de huguenotes na tentativa de exterminar o protestantismo francês (como vocês sabem, Catherine de Médicis era uma catolica fervorosa, nada amigavel aos huguenotes, e manipulava os filhos que governavam a França...). Mas ela também não gostava da influência dos Guise exerciam na França.

Bom, pra contar a historia direito, a Catherine governou a França atras de seus filhos, porque François II morreu cedo, e Carlos IX era criança quando herdou o trono... Ela jogava entre huguenotes e protestantes pra obter o maximo de apoio e poder. Mandou matar Coligny, um huguenote que influenciava demais seu filho rei Carlos IX e desencadeou a Noite sangrenta de São Bartolomeu, massacre que durou meses na França. Carlos IX morre e sobe ao poder seu irmão Henrique III, que não era tão fantoche da mãe mas sim dos Guise.









Aqui vemos, meio mal porque as fotos não estão boas, o Carlos IX morto ao fundo, a Catherine de preto ao lado do Henrique III.
O grande problema: Henrique III não tinha herdeiros, e o mais proximo seria Henrique de Navarra (fututo Henrique IV, protestante). Numa aliança arquitetada por Catherine, ele se casa com Margot, irmã de Henrique III. Ele ainda rei manda matar o Duque de Guise para acabar com sua hegemonia, pois à 1588 o Duque praticamente governava a França.

Então, depois de 13 dias do assassinato do Duque, o catolico mais influente na França, Catherine morre e depois de um ano Henrique III é assassinado por um catolico.










Aqui vemos o monge dominicano que feriu mortalmente o Rei Henrique III, como vingança pela morte do Duque de Guise.

E esse foi o fim da tragica geração de Catherine de Médicis.
Abaixo, uma fotinho nossa nas escadas do predio do François I.















E aqui, eu rapunzel.



1 Comments:

  • que linda!

    até tiramos fotos estilo quati para você. quando eu as postar, aviso.

    beijinho, linda

    By Anonymous Anonymous, at 3:16 pm  

Post a Comment

<< Home